A Chapada dos Veadeiros é um dos destinos mais procurados para quem busca ecoturismo e vivências holísticas. Uma região conhecida por sua beleza natural, energia, esoterismo, yoga, turismo de imersão e muita aventura.
As cidades mais populares na Chapada são Alto Paraíso e Vila de São Jorge. Caso você seja adepto do ecoturismo, recomendo ter uma experiência em Cavalcante, São João D´Aliança e/ou Colinas do Sul, você não vai se arrepender.
A cada vez que piso na Chapada, já percebo uma cidade mais povoada e especialmente por pessoas de fora que começaram a comprar terreno na região, muitas se mudaram durante a pandemia e o lado negativo disso é uma região com custo de vida mais alto e que impacta na vida dos locais e claramente reflete também no turismo - senti essa alta na minha última estadia por lá.
![](https://static.wixstatic.com/media/326634_ce7ac9e7afe5496298bbcfdd26bf3392~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_595,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/326634_ce7ac9e7afe5496298bbcfdd26bf3392~mv2.jpeg)
Dica nº1: a melhor época para visitar a Chapada é entre abril e outubro, porém você pode encontrar cenários muito diferentes. Entre abril e maio as cachoeiras ainda estão bombando e talvez você possa pegar um dia ou outro de chuva. Entre junho e julho o céu fica a coisa mais linda, os dias são ensolarados, mas frios e como já é período de seca, pode ser que algumas cachoeiras já estejam com pouca água. Nos meses de agosto a outubro é onde além de seco, o calor já predomina, cachoeiras como a do Dragão tem o melhor mês para visitar em setembro. Defina os atrativos que você pretende ir para poder encaixar com a melhor época e aproveitar.
Dica nº2: roupas confortáveis e leves. Itens que não podem faltar: biquini/sunga/maiô, blusa UV, boné/chapéu, mochila de ataque, short/ legging, anorak, calça e blusa térmica, bota de trilha, tênis (eu sempre levo como reserva), meia grossa, papete, garrafa térmica, protetor solar e repelente (preferencialmente naturais), havaianas. Ah, evite mala de rodinha, a mochila cargueira te dá muito mais praticidade para se deslocar. É um investimento que vale a pena para quem curte viagem de ecoturismo.
Dica nº3: tenha sempre na mochila snacks e uma garrafa de água de 2L. No geral, nas trilhas não tem onde você comprar, mas em algumas dá para você encher a sua garrafa, pergunte ao guia.
Dica nº4: contemple o céu estrelado, escute o som das aves no amanhecer e no entardecer.
Dica nº5: busque desconectar-se de celular e redes sociais. Alguns lugares tem sinal, outros muitos não, aproveite!
Dica nº 6: conecte-se com os lugares, com as pessoas. Busque conversar com os nativos para conhecer suas histórias, a história da cidade. Para mim, essa é a melhor forma de conhecer os lugares e ter acesso à experiências únicas.
Dica nº 7: contrate um guia local, sua experiência será completamente diferente. Eu sou sempre a favor de contratar guia, você ajuda a economia local e sem dúvidas tem acesso a muito mais coisas na região a ser visitada.
#chapadadosveadeiros #goias #centrooeste #altoparaiso #viladesaojorge #ecoturismo #trekking #hiking #cavalcante #saojoaodaliança #colinasdosul