top of page

Fernando de Noronha - PE em 10 dias

  • Foto do escritor: Natasha Sawaya
    Natasha Sawaya
  • 12 de out. de 2022
  • 12 min de leitura

Atualizado: 14 de out. de 2022

Roteiro para até 10 dias em Fernando de Noronha - PE.


Conhecer Noronha era um sonho antigo, a primeira vez que pisei na ilha foi em novembro de 2015 e a segunda em julho de 2018. Todas foram extremamente especiais e ao lado de amigos muito queridos! Sim, as minhas duas passagens pela ilha não foram viagens sola, reuni alguns amigos com o mesmo sonho que o meu e fomos nos aventurar nessa ilha mágica! Noronha está no meu Top 3 lugares no Brasil pelas paisagens alucinantes, a conexão com a natureza e a energia que você só encontra lá. Não é à toa que na volta sempre bate a famosa #neuronha e a vontade de largar tudo e ficar por lá.

Visual da Baia dos Porcos e Morro Dois Irmãos

É verdade que a ilha começou a ficar bem badalada com a ida de celebridades e blogueiras nos últimos anos e que uma parte dos turistas que frequentam lá querem só uma foto nos picos mais badalados, mas existe uma Noronha que vai muito além disso. A ilha não se resume aos picos badalados como Sancho, Conceição e Bar do Meio, pode confiar em mim. Noronha tem atrativos incríveis dos mais variados e praias pouco visitadas pelos turistas e que permitem você ter sossego em uma alta temporada, por exemplo.

Fiz uma seleção de tudo que eu fiz e recomendo para um roteiro de 10 dias e dicas adicionais. Ah, esse também foi um dos roteiros que eu mais compartilhei até hoje! Se você puder, fique pelo menos 10 dias na Ilha, a experiência é outra!

Quais são as taxas obrigatórias para entrar na ilha?

Para qualquer pessoa que entre na ilha existem duas taxas obrigatórias:

  • TPA (Taxa de Preservação Ambiental): taxa de permanência que você paga pelos dias que ficará na ilha e que você precisa apresentar o comprovante dela paga no aeroporto ao desembarcar. No site você consegue todas as informações completas e valores atualizados.

  • Parque Nacional: taxa única e necessária para acessar as principais praias. Quando você chega na ilha precisa trocar e pegar a carteirinha de acesso ao Parque apresentando o comprovante de pagamento. Os locais para a troca são Quiosque do ICMBIO na praça Flamboyant ou no ICMBIO que tem ao lado do projeto Tamar. No site você encontra todas as informações

Como chegar?

A forma convencional é ir de avião, mas saiba que existe a possibilidade de chegar de barco e veleiro (vale pesquisar, caso você tenha interesse). Para quase todos os mortais que vão de avião, a minha dica aqui é na ida sentar do lado esquerdo da aeronave por conta do visual que você tem ao pousar na ilha. É alucinante essa chegada, assim como a saída, não tem como não se emocionar ou os olhinhos brilharem de felicidade, é MUITO MÁGICO!

Chegando na ilha, você tem a opção de pegar um taxi no aeroporto ou dependendo de onde estiver hospedado combinar com um transfer.


Como se locomover na ilha?

Ônibus: existe uma linha de ônibus que passa a cada 30 minutos pelos pontos da ilha e te leva às principais entradas de boa parte dos atrativos. É a opção mais barata para circular, mas também a mais demorada. Se você tiver paciência, se organizar nos horários do ônibus e não puder/quiser gastar muita grana, essa é a melhor opção. Pra quem viaja sozinho, essa opção vale bastante, pelo menos para alternar e não pesar tanto o bolso.

Táxi: o esquema de táxi funciona muito bem na ilha. A dica aqui é ter pelo menos uns 3-4 contatos de motoristas e ir combinando de buscar ou levar aos lugares. Se você estiver a partir de 3 pessoas, acho essa a melhor opção, por dividir os custos.

Buggy: tem algumas pessoas que alugam buggy, eu acho uma bela furada.

Bike: se você gosta de pedalar e tem disposição de subir ladeira pedalando, além de encarar um sol pra cada um, a bike pode ser uma boa opção.

A pé: dependendo de onde estiver hospedada, da praia a ser visitada e sua disposição, encorajo ir à pé para alguns lugares. Só lembre de passar bastante filtro solar, colocar um boné e levar uma garrafa de água.

Onde se hospedar?

Praça Flamboyant

Na minha primeira vez, fiquei na pousada da Michelle que atualmente mudou para Pousada Ilha Bela. A pousada é simples, mas perto de tudo (bares, restaurantes, banco, praias, supermercado etc) o que facilita bastante a vida, em especial a noite para sair para comer ou dar uma volta pela ilha. Dá para ir andando até a praia do Cachorro, Meio e Conceição.


Casa Swell


Na minha segunda vez, eu fiquei na Casa Swell que é um hostel e com opções de quarto privativo também. Quando eu fui, a casa tinha menos de 1 ano, hoje em dia é um dos lugares badalados para ficar pela galera mochileira ou que viaja sozinha. A vibe de lá é muito boa, as donas e equipe são o maior alto astral e você conhece muita gente legal. É um dos melhores custo x benefício de hospedagem da ilha.


Como agendar as trilhas?


No dia que você chega, ao pegar a carteirinha de acesso ao Parque no ICMBIO, você já aproveita e agenda as trilhas que quer fazer. Isso precisa acontecer no 1º dia, pois as trilhas são super concorridas e existe um limite de visitantes por dia. E mesmo agendando no dia em que você chega, pode correr o risco de você não conseguir.


Na minha primeira vez na ilha eu não consegui agendar a trilha do Atalaia longa, pois estava esgotada, então eu fiz apenas a curta.

DIA 1 - CHEGADA NA ILHA


Eu recomendo que o primeiro dia na ilha seja para resolver essas coisas de carteirinha, agendamento de trilha e logo depois você se jogar em alguma praia próxima (Cachorro ou Conceição) e contemplar o espetáculo que é o pôr do sol. Minha sugestão é assistir no Bar do Meio ou da areia mesmo, na praia da Conceição. Como provavelmente você está cansada da viagem, eu acho uma boa opção pra ficar relax, já sentir a energia da ilha e dormir cedo para aproveitar bem o dia seguinte.

Pôr do sol na Praia da Conceição

DIA 2 - ILHA TOUR


Eu acho válido fazer o Ilha Tour porque te proporciona a experiência de conhecer as principais praias e pontos em um dia para depois poder escolher com calma onde voltar. É um passeio bem turístico, mas se você tiver poucos dias na ilha, esse sem dúvidas não dá para ficar de fora. Eu fiz com a agência Atalaia @atalaianoronha e o meu guia foi o Rivaldo. Eu estava com mais 4 amigos e com isso não tinha como fechar um buggy só nosso porque não cabia, então fizemos com mais outras 5 pessoas em uma jardineira e foi super animado, nosso grupo era muito divertido! Se você estiver em até 4 pessoas e quiser um passeio exclusivo, recomendo fechar um buggy com um guia local!


Mirante do Boldró com meus amigos queridos em 2015

O ilhatour passou pelas seguintes praias:


  • Praia do Sancho: eu nunca vou me esquecer o impacto que foi ao ver a cor daquela água de cima do mirante, é de cair o queixo! Realmente faz jus ao título de praia mais bonita. Ao chegar lá, tem uma descida por uma escada bem estreita e depois mais uma outra escada que conecta até a praia. O tempo nessa praia foi de 1 hora. A boa é levar um snorkel ou alugar para poder mergulhar. E também quando chegar na praia, dar uma espalhada porque sempre fica uma concentração de turistas ali perto da escada, a ponta oposta geralmente fica vazia.


  • Mirante do Morro Dois Irmãos & Mirante dos Golfinhos: dali de cima você tem o visual da Baia dos Porcos, Cacimba e Morro do Pico. Para mim, a Baia dos Porcos é outra praia paradisíaca. No Mirante, é onde você tem um dos visuais mais incríveis e famosos da ilha, sugiro antes de fotografar, contemplar um pouquinho. Se você for de manhã cedo no mirante, você consegue ver os golfinhos nadando e grande chance também de conseguir ver tubarão.



  • Praia da Cacimba & Baia dos Porcos: é a praia do surf e dependendo da época do ano fica mais complicado de entrar por conta das ondas. Da Cacimba, você pode ir andando até a Baia dos Porcos, e eu super recomendo ir e levar sua máscara de snorkel. Essa praia é linda! Fique atenta a tábua de maré porque na maré alta a faixa de areia some e na baixa você ainda consegue colocar uma canga e ficar por ali.



  • Almoço na Delicia da Ná: pedi um peixe na folha de bananeira, estava maravilhoso.



  • Praia do Sueste: aqui a gente já vai para o outro lado da ilha, onde as praias são em mar aberto e com isso a cor da água é um tom de azul inacreditável. A praia do Sueste é a famosa praia onde todo mundo consegue ver tubarão. O passeio no Sueste é de flutuação com snorkel e o bom aproveitamento vai depender da visibilidade da água. É um passeio super legal, para quem gosta de mergulhar. Eu tive o privilégio de contemplar muita vida marinha como peixe de diversas espécies e alguns cardumes enormes, polvo, tartarugas, lagosta etc. Sobre o tubarão, eu não vi na 1ª vez que fui à ilha, somente na segunda. E sim, rolou uma frustração porque nesse mesmo dia da flutuação, quase todo mundo que estava comigo (e não queria ver) viu hahahaha.


  • Praia do Leão: essa praia é linda demais, a cor da água aqui é surreal, um azul indescritível. Inclusive nessa praia que tem a maior desova de tartaruga marinha da ilha.



O passeio termina com um pôr do sol, mas o tempo nublou no fim do dia e como não ia ter visibilidade para o pôr do sol, o nosso guia Rivaldo nos levou para uma lojinha de artesanato bem legal.



DIA 3 - PASSEIO DE BARCO: GOLFINHOS E PLANA SUB


Dia de passeio de barco!

Eu fui no horário da manhã fazer o passeio e ele dura até 12h. O passeio contempla uma parada na praia do Sancho para mergulho e snorkel e o foco principal é ver os Golfinhos!


Vimos muitos golfinhos, não dá nem para descrever! É lindo demais e eles vão nadando ao lado do barco. A parada no Sancho é bem legal para snorkel porque você tem oportunidade de mergulhar em novos pontos. A visibilidade é incrível e a vida marinha abundante!


Dica: se você gosta de esporte e tá com disposição, a minha sugestão é substituir esse passeio de barco para ver os golfinhos pela remada na canoa havaiana!



Na parte da tarde a pedida foi passeio de barco para fazer o Plana Sub, que é o passeio da pranchinha que você afunda. Eu simplesmente AMEI esse e super recomendo! A sensação de afundar em velocidade e depois ir subindo é incrível, você vira um peixe. E além de ser uma delícia ir nadando com os peixes, arraias, tartarugas, você se diverte demais!


Dica: para a mulherada não passar perrengue nesse passeio, vá de maiô. Eu não sabia e fui de biquíni, quase Iemanjá levou a minha parte debaixo. E para os homens, vão de bermuda que amarra, de sunga a chance também é grande de sair.


No final do passeio rola um churrasco e peixe na brasa “Al mare” com direito a aquele pôr do sol na Cacimba do Padre e um mergulho maravilhoso. Nosso passeio fechou com um arco íris completo. Esse passeio, sem dúvidas, foi um dos mais incríveis em Noronha.


DIA 4 - PRAIA DO CACHORRO E SCUBA DIVING


Dia de curtir a Praia do Cachorro de manhã, buraco do Galego e Lasca da Velha. A praia é super de fácil acesso, tem estrutura com barraca, stand-up, caiaque. Foi a minha opção para ficar relax, porque a tarde eu ia fazer mergulho com cilindro.


Fiz mergulho de cilindro com a Atlantis Divers @atlantisdivers e na opção batismo. Eu já havia mergulhado de cilindro, mas como não tenho carteira, essa era a opção que eu tinha. A equipe é excelente, super atenciosa e divertida, me senti super segura. Fizemos o mergulho com 12m de profundidade, pegamos um barco no porto de Noronha e de lá partimos. O mergulho tem duração de 30 - 40 minutos e foi inesquecível e indescritível mergulhar lá. Sem dúvidas, uma das melhores sensações da vida é poder fazer o scuba diving, é entrar em estado meditativo e viver um mundo paralelo. Eu curto muito e recomendo demais essa experiência!


E pegamos o pôr do sol em alto mar voltando pro porto! Daqueles momentos que você apenas agradece e agradece!



Se você tiver Gopro, não deixe de levar. Adicionalmente eles têm um fotógrafo e no final do mergulho você pode comprar as fotos, acho que vale porque as fotos ficam incríveis.


DIA 5 - TRILHA CURTA DO ATALAIA


Dia de fazer a Trilha Curta do Atalaia que tem duração de 2h.O Atalaia fica no mar aberto e

com isso a cor da água é aquele um azul inacreditável. Você caminha um trecho pequeno até chegar na área de flutuação na piscina natural. O passeio é super controlado, então você tem hora para entrar e hora para sair. A experiência foi muito legal, porque a sensação era de estar em um aquário natural, tinham muuuuitos peixes, tartarugas e polvo. É um passeio onde você se sente super integrada, pertencente aquela vida marinha.


E a minha sugestão é curtir uma das praias até o final de tarde. Sugiro a ida até o Boldró e pegar o pôr do sol na praia que é linda.



DIA 6 - CAMINHADA NA MARÉ BAIXA BOLDRÓ ATÉ BAIA DOS PORCOS


Dia de caminhada com um dos passeios que eu mais curto na ilha e 0800! Caminhar do Boldró até a Baia dos Porcos na maré baixa (veja o dia e o horário da maré porque vai influenciar completamente a sua experiência).



A trilha começa pela praia do Boldró e você pode chegar de ônibus ou de táxi até o ponto de descida. A boa é ir curtindo cada praia e fazendo algumas paradas. Depois do Boldró, você passa por Americanos, seguida da praia do Bode, Cacimba e terminando na Baía dos Porcos.

No caminho, entre Americanos e Cacimba, você tem o Mirante das Esmeraldas e é parada obrigatória para contemplar o visual, aquele mar cristalino, sentir o vento bater no rosto e agradecer!


Essa caminhada requer alguma disposíção, mesmo sendo toda pela areia, pois a trilha não tem sombra e o sol é de escaldar. Então, prepare a sua mochila, leve boné/chapéu, água, snacks, blusa UV e um short - recomendo para longas caminhadas.


Para fechar o dia, sugiro pegar um taxi na Cacimba e curtir o pôr do sol no Mirante do Boldró. Leve um repelente, porque tem bastante mosquito nesse lugar. Tem um barzinho que geralmente rola música ao vivo e é bastante animado e disputado.

Tenho certeza que esse dia será muito especial e com gostinho de quero fazer de novo! Aqui você praticamente foge da rota dos turistas.

Dia 7 - NASCER DO SOL NA CANOA HAVAIANA & TRILHA MORRO SÃO JOSÉ

Dia de fazer a remada da Canoa Havaiana no nascer do sol. Eu acho um passeio imperdível e uma experiência única. Começar o dia na ilha contemplando o nascer do sol em alto mar, o som do mar, os golfinhos e toda aquela vida marinha, nem pense duas vezes, apenas vá!

Minha super recomendação é fazer com o Danilo e a Bárbara do @noronhacanoaeclube, o Danilo é incrível, maior astral e proporciona um passeio inesquecível!! Esse passeio é meu xodó.

Para seguir seu dia, a trilha do Morro São José (precisa de agendamento) é a pedida! Essa trilha é incrível e o pico de mergulho, as piscinas naturais são demais!!! É muito lindo!! Você atravessa mergulhando uma parte com snorkel e tal, depois anda um bom pedaço pelas pedras até chegar na piscina natural que é mais um cantinho para se apaixonar na ilha.



Fechar o dia na praia do Porto com o pôr do sol na Igrejinha de Santo Antônio. O pôr do sol de lá é muito bonito e se for noite de lua cheia, fique por lá, pois do lado oposto você consegue ver a lua nascendo. Eu tive essa experiência e é incrível!


DIA 08 - PASSEIO DE BARCO & TRILHA LONGA ATALAIA

Dia de passeio de barco de manhã com direito aos queridos golfinhos e parada com mergulho no Morro Dois Irmãos de 1h e depois parada na Praia da Conceição. Esse passeio contempla um almoço delícia: peixinho na brasa com salada!


A tarde, foi dia de Trilha Longa do Atalaia, são 3 a 4 horas de trilha dependendo do ritmo do grupo.

A trilha é toda aberta, não tem sombra, é sol na cabeça quase o tempo todo. Você anda a maior parte do tempo pelas pedras e é uma trilha meio chatinha de fazer por conta das pedras, mas compensa todo o esforço e paciência porque essa trilha é FODA! E o visual é incrível, tem vários picos para você parar, contemplar, tem uma parte muito legal de praia para mergulhar! Recomendo demais essa trilha e vá com disposição!


DIca: tênis com aderência ou uma boa papete (se vc é acostumada a usar).

O pôr do sol foi nas ruínas no Porto.

DIA 09 - TRAVESSIA PELO MAR PORTO ATÉ O CACHORRO E PRAIA DO LEÃO

Uma dica diferente e que pouco você vai ver por aí é fazer a Travessia de snorkel e pé de pato do Porto até a Praia do Cachorro. É uma aventura deliciosa, é claro se você sabe nadar e não tem medo. Eu fiz com o Dudu que é guia na ilha e conhece tudo @dudusouza_noronha



A praia do Leão pode ser uma boa pedida para curtir o resto do dia por lá. Só não esqueça de levar água, snacks e todo o preparo porque lá não tem estrutura.

DIA 10 - PRAIA DO SANCHO

Eu acho que a Praia do Sancho merece um dia inteiro ou parte dele para você curtir de boa , relaxar de verdade. Se você tiver dias suficientes na ilha, faça isso! Eu fiz em um dos dias e foi maravilhoso, é outra experiência, acredite!



Dicas Adicionais:

  • Trilha do Morro do Piquinho para assistir ao pôr do sol

  • Trilha de Abreus

  • Morro de Fora, piscina natural

  • Caminhar com a maré baixa da praia do Cachorro até a praia da Conceição

  • Scuba diving no Porto com a Sea Paradise

  • Cachoeira no Sancho (entre março e junho)

  • Lua Cheia no Museu do Tubarão

A noite de Noronha:

  • Bar do Cachorro: forró, sertanejo e shows.

  • Muzenza: tem noite com roda de samba e pagode e noite com reggae.

  • Reggae na Conceição: é parada obrigatória.

  • Ginga bar: rola música ao vivo, MPB da boa.

Obs: Vale conferir a programação atual da ilha quando você for.


COntato

Obrigado por sua mensagem. Em breve retornarei.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Pinterest

© 2020  INSPIRAPÉ | Natasha Sawäya 

bottom of page